Pedro de Quadros Du Bois

Divider

Biografia

Pedro de Quadros Du Bois foi um dos mais expressivos nomes da literatura poética e contística da região sul do Brasil, reconhecido por sua escrita sensível, precisa e profundamente humana. Tomou posse na Academia Itapemense de Letras no ano de 2002, ocupando a Cadeira nº 22, cujo patrono é Hercílio Luz.

Durante sua trajetória na AIL, exerceu com dedicação os cargos de Tesoureiro (2004–2006) e de Presidente (2008–2010). Em sua gestão à frente da presidência, promoveu importantes ações de incentivo à literatura, como os concursos nacionais “O Pensador III” (2009) e “O Pensador IV” (2010), além do projeto cultural “Poemas nos Pontos de Ônibus”, que marcou a cidade de Itapema em 2010.

Du Bois foi um autor prolífico, com dezenas de obras publicadas, muitas delas produzidas de forma artesanal, com o apoio de sua esposa e parceira literária, Tânia Regina Du Bois, que criava as capas, revisava os textos e organizava as edições. Essas obras eram distribuídas com generosidade em escolas, bibliotecas e entre amigos da literatura.

Destacava-se tanto na poesia quanto na prosa. Em sua obra Em Contos (2014), sua filha, a advogada Marina Du Bois, assim o definiu:

“Pedro Du Bois em Contos. Encanta. Prosa impecável, rica, pensada, lapidada, faz com que o texto não soe como uma leitura, e sim como se os pensamentos brotassem na nossa cabeça. (…) Excelente poeta; conquista o leitor também na prosa.”

Infelizmente, Pedro de Quadros Du Bois faleceu no dia 6 de abril de 2021, vítima da COVID-19, apenas quatro dias após o falecimento de sua esposa, Tânia Regina Du Bois. Sua partida deixou um profundo vazio entre os confrades da AIL, que conviviam com ele não apenas como acadêmico, mas como amigo, exemplo de sensibilidade, sabedoria e generosidade.

A Academia Itapemense de Letras orgulha-se de ter contado com sua presença e de legar às futuras gerações o seu exemplo de compromisso com a arte, a cultura e a literatura. Honrá-lo é um ato de reconhecimento. Imitá-lo, um dever.

Data de Nascimento:
Naturalidade:
Data de posse:
Patrono (esse):
Antecedido por:
Data de Falecimento: