Todos os anos a Academia Itapemense de Letras realiza o concurso literário O Pensador com a finalidade de escolher os melhores textos dentro das categorias: Conto, Crônica e Poesia.
O homenageado desse ano é o escritor Franklin Joaquim Cascaes (São José, 16 de outubro de 1908 — Florianópolis, 15 de março de 1983) que foi um pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, gravurista e escritor brasileiro. Dedicou sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região, incluindo aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições. Usou uma linguagem fonética para retratar a fala do povo no cotidiano. Seu trabalho somente passou a ser divulgado em 1974, quando tinha 66 anos.
No ano de 1983, um acervo chamado “Coleção Professora Elizabeth Pavan Cascaes”, que ainda está em fase de documentação, foi criado, com doações do próprio autor contendo suas obras artísticas. Hoje, o acervo está sob a guarda da Universidade Federal de Santa Catarina, que realiza um bom trabalho na conservação do frágil acervo do mestre. São aproximadamente 3.000 peças em cerâmica, madeira, cestaria e gesso; 400 gravuras em nanquim; 400 desenhos a lápis e grande conjunto de escritos que envolvem lendas, contos, crônicas e cartas, todos resultados do trabalho de 30 anos de Franklin Cascaes junto a população ilhoa coletando depoimentos, histórias e estórias místicas em torno das bruxas, herança cultural açoriana.
Franklin Cascaes, é patrono da Academia Itapemense de Letras, cujo a cadeira é ocupada pela Confreira Tatiana Testoni Coelho, professora do Unificado no nosso município.
O Concurso tem temática livre e está aberto a todos os cidadãos a partir de 10 anos de idade.
